sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Inovacine abre inscrições para oficina de formação cineclubista

Atenção! O INOVACINE anuncia que a OFICINA DE FORMAÇÃO CINECLUBISTA acontecerá em seu maior formato para todos os interessados residentes da região metropolitana de Belém. O limite de vagas é a lotação do Cine-Teatro Líbero Luxardo (80 vagas). De 23 a 27 de agosto, das 9H às 12H, os inscritos participarão de uma oficina que tem como conteúdo a instrumentalização prática de se tocar um cineclube (da pré à pós produção) e o aprofundamento na teoria cinematográfica através de sua História.

Das 14 às 18, também complementando as aulas da manhã, mas sendo um evento a parte, a programação de filmes escolhida seguirá o viés da maldição. Sabemos que um dos papéis que este profissional (cineclubista) deve assumir perante a sociedade é o de trazer à luz obras raras.

Se nem o circuito comercial, nem o alternativo, nem as locadoras disponibilizam certo material que é essencial ao público em geral que deseja conhecer realmente o cinema, é responsabilidade do cineclubista iluminar tais trevas. Esta PEQUENA MOSTRA DO ESSENCIAL DESCONHECIDO começa com o clássico noir “Anjo do Mal”, do 'contrabandista' Samuel Fuller, segue com o vanguardista “Limite”, do brasileiro Mário Peixoto, continua com o onírico “Lisa” e o diabo do maestro italiano Mario Bava, vai ao oriente com o mestre contemporâneo Hou Hsiao-Hsien e sua homenagem à Yasujiro Ozu com “Café Lumiére”, e finaliza, como sempre, com uma sessão paraense de curtas, o documentário de denúncia “Dezinho”, de Evandro Medeiros e a ficção fantástica “Matinta Perera”, de Jorge Vidal.

A inscrição é gratuita, a conversa é franca.

O INOVACINE, projeto criado numa parceria entre a FAPESPA e a APJCC, tem como norte, neste segundo semestre, manter uma regularidade de pelo menos uma ação a cada 15 dias em Belém e uma viagem todo mês a outras cidades do Estado.

Antes do evento no Centur, nos dias 20, 21 e 22 de agosto o INOVACINE vai ministrar, num formato mais reduzido, a mesma OFICINA para interessados na UEPa de Igarapé-Açú. Na programação, o gênero do fantástico será privilegiado. Além da sessão paraense, que exibirá o premiado “Chama Verequete”, de Luis Arnaldo e Rogério Parreira, serão exibidos a ficção científica “2001: Uma Odisséia no Espaço”, de Stanley Kubrick, e o terror “O despertar da besta”, de José Mojica Marins.

O INOVACINE convoca todos os interessados. As inscrições podem ser feitas por e-mail (comunica@fapespa.com) com o assunto INSCRIÇÃO, e, no conteúdo, apenas o nome completo e o contato telefônico. Qualquer dúvida ligar para 8114-8146 e falar com Francisco Weyl, assessor de comunicação da Fapespa e coordenador do INOVACINE.

Serviço:
Oficina de Formação Cineclubista
BELÉM: Fundação Tancredo Neves - Centur - Cine Líbero Luxardo (Av. Gentil Bittencourt,650, Térreo) - Dias 23,24,25,26 e 27 de agosto de 2010 / Hora: 9h às 12h; 14h às 17h.

IGARAPÉ-AÇÚ: UEPa - Dias: 20,21 e 22 de agosto de 2010 / Hora: 9h às 12h; 18h às 21h.

Realização: INOVACINE / Parceria: FAPESPA/APJCC - Entrada franca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário