segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Curso de Produção Cultural e Curso de Pós-Graduação Lato Senso

Em uma ação para institucionalizar a cultura profissional do produtor cultural em nossa cidade, a Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e o Cerimonial da Universidade Federal do Pará (UFPA) trouxeram Carla Lobo à Belém, produtora do Fórum Internacional de Dança de Minas Gerais (FID), além de professora dos Cursos de Pós-Graduação Lato Senso de Produção de Eventos e Produção e Crítica Cultural (PUC-MG) para ministrar o Curso de Produção Cultural. Para abrir o evento, foi convidada a produtora cultural (PA) Carmen Ribas para liderar a palestra "Produção Cultural, Mercado Local e suas Perspectivas". O objetivo do curso, coordenado por Ana Leal e Paulo Paixão, tinha como objetivo oferecer consultoria sobre a estruturação da Pós-Graduação Lato Senso em Produção Cultural, curso que a ETDUFPA pretende promover.

Cerca de 30 produtores locais participaram ativamente do curso, com encontros projetados para esclarecimentos sobre as especificidades das Leis de Incentivo Municipal (Tó Teixeira) e Estadual (Semear), para ainda esse ano. A consultoria sobre a Pós-Graduação foi muito proveitosa, com rascunhos de sua diretriz geral e alguns nomes foram ventilados para a ampliação do debate e composição do quadro docente locais e nacionais.

O processo natural para a criação de tal curso na instituição, prevê a elaboração do seu projeto, a aprovação no Conselho da ETD, na Congregação do ICA, sua inscrição na Pro-Reitoria de Pesquisa e aprovação em instâncias superiores da UFPA. Todo esse processo deve levar um ano, o que significa que a ansiedade dos que almejam titulação deve aguardar até o segundo semestre do ano que vem. De nossa parte, faremos todo o possível para que a espera não seja maior do que o necessário e para mantermos a chama do desejo por qualificação em Produção Cultural viva!

(Texto: Paulo Paixão)

Ana Leal e Paulo Paixão
Carla Lobo e o livro "Diário de Produção"

Carmen Ribas e Paulo Paixão
Celson Gomes, diretor da PROEX-DAC
Coffee Break

Nenhum comentário:

Postar um comentário