Em cartaz nesta segunda-feira (26), às 19h, no Cineclube Alexandrino Moreira, ‘Solaris’, de Andei Tarkovsky. O filme é uma das mais caras produções da antiga União Soviética e a sua concepção cinematográfica muito pessoal gerou criticas dos produtores que esperavam concorrer com as ‘science-fictions’ americanas. Depois da exibição, haverá um debate entre o público e críticos da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA).
Nesta produção Tarkovsky muda radicalmente o roteiro a ponto de desagradar o autor do livro de Stanislaw Lem. Ele imprimiu a sua característica de diretor e ampliou a idéia da materialização dos pensamentos para dar margem à sua pesquisa de cinema introspectivo e poético. O resultado foi um filme inteligente e fascinante que recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes e o BAFTA (prêmio inglês).
‘Solaris’ relata situações estranhas acontecem na sonda espacial que órbita o planeta Solaris, um mundo aquático. Um astronauta é enviado para observar o problema e acaba se envolvendo na fantástica capacidade do planeta materializar os pensamentos das pessoas e com isso fazer ressurgir figuras familiares já mortas, como a mulher deste astronauta.
(Fonte: Portal ORM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário