segunda-feira, 26 de julho de 2010

Arte pública e a mulher brasileira em exposição na Galeria Theodoro Braga

A arte plástica de outros portos desse imenso Brasil chega para trocar experiências com o público de Belém, por meio das exposições 'Cores no Dique', do artista Maurício Adinolfi, e 'Através dos outros', do artista Irley Leal. A programação faz parte do 7º Congresso Mundial IDEA. As duas mostras podem ser visitadas de segunda à sexta-feira, na Galeria Theodoro Braga, no Centur, até o dia 27 de agosto.

A exposição fotográfica 'Cores no Dique', do artista Maurício Adinolfi, é baseada em um projeto homônimo, que trabalha a arte pública e comunitária no Dique da Vila Gilda, uma das maiores favelas de palafitas da América Latina, localizada em Santos (SP). A mostra conta com 15 fotos ampliadas, além de dois vídeos documentários experimentais sobre o projeto. O programa, coordenado pelo artista, contemplou mais de 30 barracos com madeirites novos e pintados, possibilitando um novo visual para a comunidade da Vila Gilda.

A outra atração da Galeria é a exposição 'Através dos outros', do artista plástico baiano Irley de Jesus Leal. O pintor autodidata desenvolve na mostra um trabalho com dez pinturas em estilo clássico. São retratos de 'mulheres invisíveis' que resgatam a identidade brasileira a partir de uma celebração de suas matrizes africana, índigena e européia.

Irley Leal nasceu em Caravelas, e vive em uma região rural de Teixero de Freitas, na Bahia. Na infância, contraiu poliomielite, doença que o deixou exigindo um aparelho e muletas para andar. Mas com o tempo houve a superação. Na escola, seus desenhos hiper-realistas chamaram a atenção de seus professores, porém a falta de uma escola de pintura obrigou a desenvolver a sua técnica em casa, pro meio de retratos e estudos de vida em madeira e tecido.

A produção das pinturas da 'Através dos outros' começaram em 2005 e, nesse curto período, já renderam bons frutos ao artista. Neste ano, Irley foi convidado a expor a mostra em Hong Kong (China), no início de maio, e na Conferência da UNESCO, em Seoul (Coréia do Norte), de 25 a 28 de maio.

Serviço: As exposições 'Cores no dique' e 'Através dos outros' podem ser visitadas de segunda à sexta-feira, na Galeria Theodoro Braga, no Centur, até o dia 27 de agosto. Até esta segunda-feira (26), a exposição funciona em horário especial, das 11h às 20h. De 27 de julho até 27 de agosto, das 9h às 15h. Informações: 3202 – 4369 (Galeria Theodoro Braga).

(Fonte: Portal ORM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário