Concebido e dirigido por Paulo Paixão para os bailarinos do 2º ano do Curso Técnico em Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA), o espetáculo "As Palavras e as Coisas" tem o titulo homônimo de uma das principais obras do filosofo francês Michael Foucault. Sua dança explora a relação entre as coisas e seus nomes, dando ênfase a pessoa, a dança e a cidade: o corpo brinca com sua própria identidade, a dança com seus diferentes estilos e gêneros, e a cidade com suas múltiplas narrativas.
O espetáculo foi desenvolvido sobre certa ótica da arte contemporânea que investe num processo de criação com a participação coletiva e centra sua narrativa na singularidade dos intérpretes, que dispensa uma estrutura de encenação linear e opta por uma postura estética política que aposta na inovação da linguagem e pressupõem uma re-elaboração do sensível da audiência.
"As Palavras e as Coisas" estreou em novembro do ano de 2009 e ficou em temporada no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) por três semanas, sempre com casa cheia. Em abril deste ano fez nova temporada no Teatro Waldemar Henrique como parte das comemorações do Dia Internacional da Dança.
Nesta quinta-feira (21) a apresentação será às 20h no Theatro da Paz, o ingresso custa o valor que o espectador quiser pagar. No domingo (24) também haverá apresentação às 18h30 no Forte do Presépio, com entrada franca.
(Texto: Paulo Paixão)
Nenhum comentário:
Postar um comentário