Idealizado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras e coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o Prêmio Cultura Viva tem como objetivo mobilizar, reconhecer e divulgar práticas culturais realizadas em todo o país. Sua 3ª edição, dirigida a iniciativas que realizam atividades no âmbito da articulação entre cultura e comunicação, recebeu 1794 inscrições oriundas de cerca de 750 municípios brasileiros.
Após a etapa de análise preliminar, de verificação da inscrição com os requisitos definidos pelo Regulamento, as iniciativas passaram pela etapa regionalizada de seleção das 120 semifinalistas. As semifinalistas, além de seguirem no processo de seleção, receberão o Selo Prêmio Cultura Viva, uma chancela de reconhecimento desenvolvida para dar visibilidade às iniciativas que se destacam no processo de seleção.
Élsie da Costa, diretora artística do Instituto de Arte e Cultura Garatuja, Atibaia/SP, instituição semifinalista da primeira edição do Prêmio que atua com pesquisa, difusão e criação artística, descreve a importância de ter recebido o Selo:
“Receber o Selo Prêmio Cultura Viva dá visibilidade à entidade. Primeiro pela importância que tem, pelo trabalho de seleção e principalmente pela qualidade e seriedade das pessoas e entidades envolvidas na sua promoção. Segundo, pela possibilidade da utilização do Selo Cultura Viva. Essa qualificação abre portas e encurta etapas na relação com outras entidades e instituições”.
O processo de seleção das iniciativas ainda conta com mais duas etapas: a seleção das 40 finalistas, a ser realizada no mês de outubro, e a definição das 12 iniciativas premiadas, cujo resultado será divulgado em dezembro de 2010.
Para conhecer as iniciativas semifinalistas clique aqui.
(Fonte: Site Prêmio Cultura Viva)
Nenhum comentário:
Postar um comentário