sábado, 1 de maio de 2010

O Auto do Círio 2009





Histórico
O Auto do Círio é um Programa de Extensão da Universidade Federal do Pará, criado pela Profª Zélia Amador de Deus, vice-reitora em 1993, Margareth Refkalefsky diretora do Núcleo de Arte da UFPA, com o objetivo de revitalizar o Centro Histórico de Belém por ocasião do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, possibilitando o exercício da prática do ensino das artes através do Teatro de Rua, tendo como roteiro central o Círio de Nazaré.

Para dar início ao processo o projeto contou com a consultoria do teatrólogo Amir Haddad, que realizou a primeira oficina de Teatro de Rua e dirigiu às montagens de 1993 e 1994, dando início à retomada da produção artística na UFPA. A parir de 1995 ate 2009 o programa passou a ser coordenado pelo prof. Miguel Santa Brígida, criando estações e incluindo no cortejo elementos da estética carnavalesca.

O teatrólogo Amir Haddad realizou a primeira oficina de Teatro de Rua e dirigiu às montagens de 1993 e 1994. Após 15 anos, o espetáculo que reúne diversos segmentos da arte e da cultura em um só momento – Artes Plásticas/Visuais (elementos cênicos e figurinos); Artes Cênicas (Teatro, dança, circo); Música (Bandas, Orquestras, percussão, Canto Lírico e Popular), Cultura Popular (Quadrilhas Juninas, Boi-Bumbá, Pássaros Juninos e o Carnaval), já é aguardado com ansiedade na sexta-feira que antecede o Círio. Um reconhecimento da população, dos órgãos oficiais de turismo e do IPHAN/MINC como bem imaterial associado ao Círio de Nazaré.

O espetáculo já contou com a participação artistas locais e nacionais como Dira Paes, Leonardo Vieira, Cássia Kiss, Dominguinhos do Estácio, Fafá de Belém, Andréa Pinheiro, Gaby Amarantos entre outros.

Em 2010
O tema escolhido para O Auto do Círio 2010 - "Todos os caminhos levam a ti, Senhora" – é um convite a compreender o espetáculo como palco da expressão de todos os vem ao encontro da Senhora de Nazaré pelos mais diversos caminhos. As manifestações populares culturais ou religiosas que ocorrem durante todo o ano nos bairros de Belém e no interior do Estado e expressam cada qual a sua fé. Procissões, festividades, cortejos e festas que abrigam entre os seus participantes aqueles que se auto-intitulam "Nazarenos", os devotos de Nazaré, crentes no Círio e na Santa independente da religião ou da organização a qual pertencem.
O Auto do Círio é a homenagem dos artistas (atores, músicos, dançarinos, artesões, etc.) à Senhora de Nazaré, um momento único para cantar, dançar, tocar e seguir um cortejo de múltiplas cores, formas e crenças reunidas em uma única festa realizada por Nazarenos advindos de muitos caminhos.

Atual Coordenação
Beto Benone – Coordenador e Diretor Geral. Ator, Diretor Teatral e Coreógrafo. Professor da Universidade Federal do Pará (ICA/ETDUFPA).
Cláudia Palheta – Vice-Coordenadora, Diretora de Cenografia e Programação Visual. Artista plástica, Publicitária e Carnavalesca. Professora da Universidade Federal do Pará (ICA/ETDUFPA).

Patrocínio Institucional - Pró-Reitoria de Extensão (UFPA)
Realização
- Etdufpa (ICA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário